Uma das estratégias mais utilizadas por alguns empreendedores e executivos para crescer no mercado, é a compra da carteira de clientes de seus concorrentes, normalmente empresas menores ou com dificuldades financeiras. Quem acompanha o Hostnews, viu de perto nos últimos meses, a compra da Insite pela UOL Host, que tem como única missão se tornar líder do mercado de hosting no Brasil até o final de 2010, por causa dessa estratégia, o post mais comentado e visitado daqui é a enquete onde fiz a pergunta: “Com as aquisições da UOL Host, quem será o futuro líder no Mercado de Hosting?” (aproveita e dê sua opinião sobre o assunto aqui), também é por causa desta enquete que o Hostnews teve sua maior visitação desde que eu criei o blog.
Como muitos se utilizam desta estratégia para crescer no mercado, listo aqui dicas e cuidados para fazer um bom negócio e continuar crescendo no mercado de hosting
Busque conhecer qual é o grau de satisfação de alguns clientes desta carteira.
Seus novos clientes já tem uma história com a atual empresa, se possível, procure entrar em contato com 2 ou 3 clientes para saber o grau de satisfação desses clientes. Ah! é claro que você não vai falar para eles que você é um possível comprador da empresa que presta serviço para eles. Alguns poderão achar estranho mas acho esta etapa importante para traçar estratégias de novos serviços e melhorias no atendimento.
Saiba quais são os atuais custos desta carteira de clientes, servidores, licenças.
Já vi acontecer de alguns venderem suas carteiras pois esses custos inviabilizavam os negócios, e se você adquirir essa carteira, os custos serão por sua conta.
Saiba quais planos de hospedagem
Se você fizer a transferência desses clientes para sua estrutura é necessário saber quais são os planos oferecidos. Já que uma vez adquirida a empresa, você é responsável por continuar oferecendo o mesmo serviço para estes clientes.
Procure um contador para levantar todas as certidões negativas da empresa.
Essas certidões mostrarão se a empresa está devendo e, caso positivo, quanto é essa dívida. Tire certidões do FGTS, do INSS, da Receita Federal – que vem conjugada com a da Dívida Ativa da União. Pesquise também as certidões nos cartórios de protestos de títulos locais e ainda órgãos como Serasa, para saber se a empresa está devendo nos bancos. As vezes as dívidas podem ser negociadas e entrar na transação de compra – Fonte: Administradores
Compra somente com contrato registrado
Faça um contrato com a pessoa que te vendeu a carteira. Isso será para sua segurança, conheço um caso de um cidadão que vendeu a carteira de clientes e semanas depois entrou em contato com cada um desses clientes dizendo que havia mudado de empresa e que era para eles assinarem um plano de hospedagem na “nova” empresa dele. Portanto, não seja inocente, ok ? Tenha uma cláusula que por pelo menos 5 anos esta pessoa não poderá se envolver novamente com negócios de hosting.
Porque tem interesse em vender a carteira de clientes
É muito importante verificar quais são as motivações dessa pessoa que quer vender sua carteira de clientes. É preciso conhecer todas as motivações para não ser pego de surpresa após a aquisição.
De resto só tenho a lhe desejar bons negócios.